Image Map

domingo, 17 de abril de 2016

11

Kakebo

Oi, gente!




  Procurando métodos de organização financeira, encontrei o Kakebo. Kabebo é um método japonês de organização financeira / aprender a poupar. Reza a lenda que toda dona de casa antigamente tinha um. A tradução de Kakebo é "livro de contas das despesas de casa” (ou “livro de contas para a economia doméstica”).

  Ele promete nos fazer refletir sobre o que fazemos com nosso dinheiro efetivamente, já que foi comprovado que a maioria das pessoas que não conseguem poupar gastam dinheiro por impulso, irracionalmente.

  Descrição encontrada no site:


  • Controle todas as suas despesas mensais e semanais, reorganize o seu consumo diário e analise os resultados mês a mês.
  • Aprenda a priorizar e categorizar os seus gastos, de acordo com as suas necessidades diárias, e exerça um consumo mais responsável.
  • Observe o seu consumo diário e reflita sobre as formas objetivas e mais simples para subsidiar os seus maus hábitos financeiros por outros mais adequados à sua vida.

Como o Kakebo funciona?


  O livrinho une, basicamente, várias tabelas onde anotamos nosso gastos. Dividido entre 12 meses de conjuntos de tabelas, existem as seguintes categorias dentro de cada mês?





Sobrevivência
despesas de rotina - alimentação, saúde, transporte, etc.
Lazerentretenimento ou vício pessoal - bares, restaurantes, lanches, cosméticos, roupas etc.
Cultura: livros, espetáculos, cinema, etc.
Extrasdespesas não categorizadas - urgências que precisam de desembolso rápido, compra de bens e serviços "que durem mais do que um dia".




Como usar o Kakebo?
   Basicamente: primeiro você relata suas receitas fixas do mês, depois subtrai as despesas fixas. Observe o restante e estabeleça metas para esse dinheiro e quanto pretende poupar. Anote promessas sobre dinheiro que pretende cumprir, como por exemplo "não comprar roupas por impulso", "não tomar aquele café de todo dia", "pesquisar preços antes de adquirir algo". Deve-se também anotar todos os gastos diários e semanais. Guarde todos os comprovantes de compras.   No final do mês, realize o balanço e veja se conseguiu alcançar suas metas e cumprir suas promessas. Analise suas despesas e veja onde poderia ter evitado gastos para que sua poupança ao final do mês fosse maior. Analise se houve gastos repetidos em coisas desnecessárias e anote para que isso não se repita no próximo mês. Após isso, categorize quanto gastou por no mês em cada categoria.


  O Kakebo é um livro anual. Ou seja, recomenda-se que comece em janeiro e prossiga o ano todo com a atividade de relatar e analisar seus gastos para que, ao fim do ano, seja possível fazer um último balanço, analisar quais sãos os meses em que há mais gastos e em que categorias e estabeler novas metas anuais.   

Considero muito útil para quem já tentou se organizar através de controles no Excel, aplicativos no celular, fluxo de caixa em caderninho. Como o Kakebo já vem pronto e com as informações que são realmentes importantes para nossa organização financeira, quem adquire o livro não precisa perder tempo pesquisando sobre o assunto.

Beijão!


11 comentários:

  1. Nossa que máximo! Necessito de um desses

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estou precisando desse livrinho porque preciso urgentemente me organizar financeiramente.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  3. Preciso muito fazer isso, sou muito desorganizada nessa questão financeira.

    Seguindo seu blog :3
    Visita?
    http://florescendo-m.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ameii!
    Precisandoo ♥
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  5. as páginas lembram mesmo o excel, só que eu sempre julgo as coisas escritas a punho mais eficazes. Os japoneses arrasam mesmo né, gente? Nunca vi um povo tão a frente! HAHAHAH curti a dica, não conhecia!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gosto muito da organização e disciplina deles! :D que bom que lhe foi útil! beijão

      Excluir
    2. Olha eu aqui de novo kkk, vim te avisar que tem postagem nova lá no Florescendo, confira:
      http://florescendo-m.blogspot.com/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...