Image Map

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

4

Trabalho: minha vida de aprendiz

Eai, meninas? [:

Como muitas de vocês não sabem, eu tenho 16 anos e trabalho com aprendiz na minha escola. Muita gente tem dúvidas sobre como funciona um programa de aprendiz e qual efeito tem na vida de um jovem. Venho então compartilhar minha experiência com vocês!

Counting Stars

Perguntas frequentes que me fazem:

- Como conseguiu este emprego?
Bom, a diretora da minha escola me chamou e me ofereceu a vaga pelo meu desempenho e carisma quando a menina que trabalhava lá como aprendiz pediu demissão. Fui inscrita num programa de aprendiz de uma empresa chamada CIEE (Centro de Integração Escola Empresa *ACHO*) , que me dá um curso uma vez por semana. Neste curso conheci muitos amigos e todos eles haviam se inscrito no CIEE antes da obtenção de suas respectivas vagas nos mais diversos ramos. Ou seja, o CIEE (deve existir outras empresas do tipo) proporcionou emprego para eles. 

- Qual seu salário e benefícios?
Recebo 300,00, já com descontos, por 4 horas trabalhadas por dia, de segunda a sexta. De terça vou ao curso. Ganho cesta básica ao invés de vale alimentação e não recebo vale transporte, já que é na minha escola e eu não tenho que me locomover. Tenho amigos que ganham mais, mas não tenho amigos que recebem menos. Todos trabalham 4 horas por dia. Tenho carteira de trabalho assinada.

- O seu trabalho não atrapalha nas suas notas?
Devo confessar que meu trabalho é bastante pesado e quando chego em casa me falta ânimo para estudar. Minhas notas cairam um pouco, mas vale o esforço se você tem algum objetivo a curto prazo que necessite de um investimento maior. Penso em parar de trabalhar em fevereiro, por exemplo, para me dedicar mais aos estudos do terceiro colegial.

- Qual sua dica para quem quer trabalhar?
O trabalho enobresse o homem. Não se deve sentir vergonha de trabalhar se você tem competência para isso. Não pense no dinheiro se você estiver no segundo ou no terceiro colegial, apenas se o que você ganhar for necessário para pagar algo importante que seus pais ou responsáveis não podem lhe proporcionar, como material escolar ou curso de inglês. Pense que se você se dedicar aos estudos hoje, entrará numa faculdade boa que lhe dará um emprego bom e será bem remunerado. Você vai estar trocando 300 reais por 3.000. Não deixe de estudar para trabalhar. Não esqueça que você tem um futuro inteiro pela frente. Caso você já tenha terminado o colegial, o programa de aprendiz é um ótimo caminho enquanto você não consegue estágio.

- Qual idade para participar de programas de aprendiz?
Não sei muito sobre isso, mas acho que precisa ter 16 anos ou estar no segundo colegial. A idade máxima para conseguir emprego com aprendiz é 21, me parece. Tem gente no meu curso do CIEE com 15 anos e no primeiro colegial. Acho que vale a pena tentar!

Savings..

Quaisquer outras dúvidas, estarei a disposição [:
Boa sorte para quem vai tentar <3 Sucesso em suas vidas sempre!

Beijos,
Re <3



4 comentários:

  1. Olá tenho 16 anos, estou no último ano do Ensino Médio, me ligaram da Ciee, dizendo que eu tinha conseguido uma vaga através de uma inscrição efetuada no colégio em que eu estudo, nesta vaga eu teria a oportunidade de estar fazendo cursos de inglês e informática, no termino teria que pagar uma taxa de 20 reais para a retirada dos certificados,e no termino desses cursos eu poderia estar sendo encaminhada ao meu primeiro emprego, falei com a minha mãe, mas ela não acredita, ela acha que é apenas mais uma dessas empresas que prometem benefícios, mas nas hora que chega la, vem querendo "oferecer" cursos de 200 a 500 reais com um "desconto", então até fico em dúvida, será que a Ciee também faz isso? Eu só não fui até lá porque eu preciso ir acompanhada com um responsável. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Day! :D
      A minha irmã fez um desses, mas sem a parte do inglês. Foi 20 reais e éra uma vez por semana durante um mês, se não me engano. Depois ofereceram cursos bem mais caros... Pelo menos deram o certificado do curso de 20 reais hahaha Dificilmente é oferecido mesmo pela ciee, pois existem várias empresas do ramo. Não sei dizer se vale a pena, mas você poderia só ir lá ver o que eles propõem :D Sempre que precisar de mim estarei aqui!
      Beijossss

      Excluir
  2. Oi, Renata!

    O meu trabalho é bem parecido com o seu. Eu tenho quase 18 e sou Jovem Aprendiz. Também faço um curso pago pela empresa, mas diferente de você, passo semanas no curso e depois semanas na empresa. Como comecei semana passada, ainda não cheguei a ir pra empresa. Recebo quase o mesmo que você e são só 4 horas por dia. A empresa paga minha passagem e me dá vale alimentação, também tenho carteira assinada.

    O bom desse programa é que dá oportunidades pra jovens sem experiência (é meu primeiro emprego) e pessoas que nem se quer um curso técnico ou profissionalizante tem. O projeto é para pessoas até 25 anos de idade.

    Beijos!


    www.s-almeida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sthee!
      Que muito legal esse esquema ai de mais semanas em curso e semana em trabalho! Acho muito mais vantajoso para quem quer realmente aprender algo igualmente na prática e na teoria.
      Você tem mais vantagens do que eu, já que eu não recebia VR e VT.
      Obrigada por ter acrescentado ao meu post. Desejo muito sucesso para você sempre [:

      Beijão

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...